Estudar

Estudar na Irlanda

Estudar na Irlanda…sobram motivos para você ir!

Capturar

São tantos os motivos que existem para estudar na Irlanda que é até difícil escolher apenas um. Cada pessoa tem suas razões para decidir fazer um intercambio e escolher seu país de destino, mas um fato não se pode negar, a Irlanda está sempre entre os países mais procurados para intercambio.

Isso se deve pela ótima qualidade do sistema educacional do país, que se vê refletida nos rankings internacionais onde várias de suas Universidades e centros de ensino superior conseguiram ocupar uma posição. Esta circunstância favorece que milhares de jovens provenientes de todos os cantos do mundo escolham a Irlanda como seu país de destino.

O Governo irlandês investe mais de €782 milhões por ano em pesquisa em instituições de ensino superior da Irlanda. O impacto deste financiamento é que as instituições de ensino superior no país agora lideram o mundo em um número crescente de áreas de pesquisa.

As universidades irlandesas estão entre as primeiras instituições do mundo, em pesquisas de impacto em 19 áreas, sendo essas ciências naturais, ciências sociais e humanas. Isto cria uma oportunidade única em nível de graduação e pós-graduação para os alunos participarem desses programas inovadores que causam impacto em todo o mundo.

Além disso, a Irlanda é uma escolha popular entre os “intercambistas”, principalmente pela facilidade de se conseguir o visto de estudante (que não precisa ser tirado no Brasil, apenas na imigração do país), e pelas possibilidades de trabalho. O governo irlandês permite que o estudante internacional trabalhe meio período durante as aulas e tempo integral nas férias.

A Irlanda também é o país onde as maiores empresas do mundo escolheram para se firmar como sua base europeia, em como localizações estratégicas, empresas como Microsoft, Google, HP, Apple, IBM, Intel, Facebook, Linkedin, Twitter, entre outras.   

Esses são alguns pontos em destaque que farão você pensar sobre o assunto….

  • Estar na Europa: A Irlanda está próximo a outros países da Europa, o que facilita muito o deslocamento entre países. Por lá é possível viajar de um país a outro gastando pouco, pois as passagens de avião e trem são realmente acessíveis e são muitas as opções disponíveis.
  • Custo x Benefício: Apesar de a moeda local ser o Euro (€) os valores dos cursos na Irlanda são muito acessíveis e o custo de vida varia entre as cidades irlandesas.
  • Trabalhar legalmente: No país é permito trabalhar legalmente mesmo estudando apenas inglês, seguindo os critérios e regras determinadas pelo país. Leia mais sobre o assunto aqui.
  • Povo Amigável: O povo irlandês não deixa a desejar por sua fama hospitaleira. Eles são muito amigáveis, divertidos, simpáticos e estão sempre dispostos a receber e conhecer pessoas do mundo todo e te convidar para uma Guinness em um dos vários pubs das cidades.  
  • Paisagens Incríveis: O país tem cenários de deixar qualquer um de boca aberta com suas belezas naturais, arquitetura e história presente por todos os cantos. É de surpreender a todos que passam pelo país.
  • Qualidade da educação: Desde as escolas de idioma até as Universidades passam por um critério de avaliação e qualificação para poderem oferecer seus cursos e programas de ensino para estudantes nacionais e internacionais, e estão sempre sob o olhar do governo irlandês.
  • Seu idioma: É o único país da União Europeia cujo o primeiro idioma é o inglês.
  • Vida social animada: Os irlandeses são conhecidos por sua animação, alegria e diversão. Em praticamente todas as cidades do país é possível encontrar pubs pelas ruas, música e festa, sendo a mais tradicional delas, o St. Patrick´s Day, que homenageia o padroeiro do país (traduzido para São Patrício) e que tomou conta do mundo todo. Um dia em que a tradição é pintar o rosto de verde, vestir roupas verdes, laranja e branco e sair às ruas se divertindo.  

Escolher só um motivo talvez seja difícil, então se for o caso escolha todos e vá estudar na Irlanda!

Capturar2

Venha Estudar…

Além de todas essas vantagens, a Irlanda também proporciona um dos melhores sistemas educacionais do mundo. La há alguns padrões e índices de qualidade que são seguidos e exigidos pelo governo para com as instituições de ensino. São esses:

 

  • Quality English: As escolas de idioma credenciadas pelo Quality English são cuidadosamente selecionadas por sua qualidade e reputação e oferecem uma variedade de cursos gerais e especializados em escolas ao redor do mundo. Esse órgão leva a sério o controle da qualidade das escolas e monitora regularmente cada uma delas através de feedbacks dos alunos, referencia dos agentes e resultados de avaliação. Os professores das escolas também são avaliados pelo órgão.  

 

  • Education in Ireland: Administrado pelo órgão Enterprise Ireland, e é uma marca nacional estabelecida sob as regras e autorização do Ministério da Educação Irlandesa. É responsável pela promoção e divulgação das Instituições de Ensino Superior da Irlanda, pelo mundo.

 

  • National Framework of Qualifications (NFQ): O quadro de qualificações nacional (NFQ) descreve as qualificações de um sistema de educação e como este se interliga. Este quadro mostra os níveis de aprendizagem dentro do sistema educacional do país e como o estudante caminha de um nível para outro. Os diferentes níveis do quadro são organizados com base no nível de conhecimento, habilidades e competência. Porque todas as qualificações do NFQ são de qualidade assegurada, os alunos podem ter certeza que serão reconhecidos em seu país e no exterior. O órgão QQI tem a responsabilidade de desenvolver, promover e manter as qualificações do NFQ.

 

  • ACELS e QQI: Há um órgão que garante a qualidade das escolas de idioma na Irlanda, o QQI (Quality and Qualifications Ireland), através do ACELS (Acreditação e Coordenação dos Serviços de Língua Inglesa). A ACELS administra e opera um sistema de inspeção para reconhecimento das escolas de idioma no país e permite que estas concedam a carta para o visto de estudante.  Há também uma lista completa, ILEP (Interim List of Eligible Programmes), onde constam todas as instituições de ensino do país, reconhecidas a conceder a carta do visto de estudante para alunos não-europeus, que engloba centros tecnológicos, universidades e escolas de idiomas. Essa lista pode sofrer alterações sem aviso prévio.

 

SISTEMA DE EDUCAÇÃO NA IRLANDA

Antes de começar a traçar seu roteiro de estudos na Irlanda, é importante entender como funciona o sistema educacional do país. Para isso, os textos abaixo trazem informações precisas para você. A Irlanda Destino te ajudará nessa jornada, auxiliando nos melhores caminhos para seu futuro no país.

A educação na Irlanda é obrigatória para crianças entre as idades de seis a dezesseis anos ou até que os alunos tenham concluído três anos da Educação de Segundo Nível.

O sistema educacional irlandês é composto por:

Educação Infantil (Early Childhood)

Esse é o começo da vida educacional que inicia no nascimento à idade de ingresso escolar, que é obrigatória a partir dos 6 anos de idade. Dentro desse período de idade as crianças podem freqüentar as escolas primárias e alguns serviços pré-primários específicos, financiados pelo Departamento de Educação e Habilidades do país.  


Educação Primária (Primary Education)

Embora as crianças não sejam obrigadas a freqüentar a escola até os 6 anos de idade, quase todas começam a estudar em Setembro após o seu quarto aniversário. A educação primária consiste em um ciclo de oito anos, que vai até os 12 anos de idade.

O currículo básico é dividido nas seguintes áreas-chave: Línguas, Matemática, Educação Física, Ciências Sociais, Educação Artística, Educação Científica e Educação da Saúde.


Ensino Pós-primário (Post Primary Education)

O setor do ensino pós-primário compreende as escolas secundárias, profissionais, comunitárias e abrangentes.

Esse setor compreende um ciclo de três anos “Ciclo Júnior” (inferior secundário), seguido por um ciclo de dois ou três anos “Ciclo Sênior” (superior secundário).

  • “Ciclo Júnior”: geralmente começa aos 12 anos de idade. Após 3 anos os alunos aplicam para uma avaliação de Certificado Júnior.   
  • “Ciclo Sênior”: geralmente atende os alunos de 15 a 18 anos de idade. Inclui um ano de transição (Transition Year) opcional, que oferece uma oportunidade para os alunos experimentarem uma variedade de insumos educacionais, incluindo experiência de trabalho, ao longo de um ano, livre de exames formais.

Durante os dois últimos anos do “Ciclo Sênior” os alunos devem fazer um dos três cursos, cada um levando ao exame do Estado na conclusão do curso: o certificado de conclusão tradicional, o certificado de conclusão para curso vocacional (LCVP) ou o certificado de conclusão aplicado (LCA).


Educação e Formação (Further Education and Training)

Esse nível abrange o nível educacional que acontece após o ensino pós-primário, mas não faz parte do terceiro nível do sistema educacional. Há uma grande variedade de escolas, organizações e instituições que oferecem cursos no nível de Educação e Formação, que oferecem cursos a jovens e adultos nesse nível.


Ensino Superior e Técnico (Higher Education)

Capturar3

O Ensino Superior na Irlanda é composto principalmente por 7 Universidades, 14 Institutos de Tecnologia e 8 Faculdades de Educação. Além disso, uma série de outras instituições de terceiro nível proporciona educação especialista em áreas como arte e design, medicina, negócios, desenvolvimento rural, teologia, música e direito. Estas instituições estão localizadas em todo o país, para que você possa escolher onde quer estudar.


O Ensino Superior e Técnico é subdividido em 10 níveis, sendo eles:

  • Certificado Avançado/ Estudo Superior – NFQ nível 6
  • Ordinary Bachelor Degree – NFQ nível 7
  • Bacharel em Honra/ Diploma Superior – NFQ nível 8
  • Mestrado/ Pós graduação – NFQ nível 9
  • Doutorado/ Doutorado Superior – NFQ nível 10

 

Abaixo veja a descrição de cada provedor de ensino que faz parte do Ensino Superior e Técnico na Irlanda:

  • Universidades:

São instituições nacionais com o poder de dar-lhe uma qualificação, a fim de reconhecer a sua aprendizagem. No total são sete Universidades designadas espalhas pelo país.  

  • Institutos Tecnológicos (IoT):

São instituições nacionais com o poder de dar-lhe uma qualificação, a fim de reconhecer a sua aprendizagem. No total são quatorze instituições de ensino designadas a oferecer seus programas em Institutos Tecnológicos, por todo o país.

  • Faculdades Privadas, Independentes e Não governamentais:

São instituições nacionais com o poder de dar-lhe uma qualificação, a fim de reconhecer a sua aprendizagem. No total são oito instituições de ensino designadas a oferecer seus programas em Faculdades Privadas, Independentes e Não governamentais, por todo o país.

  • NUI Colleges:

São instituições nacionais com o poder de dar-lhe uma qualificação, a fim de reconhecer a sua aprendizagem. No total são cinco instituições de ensino designadas a oferecer seus programas por todo o país.


ESTUDO DE IDIOMAS/ ESTUDO E TRABALHO

As escolas de inglês da Irlanda estão presentes em todo o país, desde a movimentada capital até a selvagem costa oeste do país, e são reconhecidos em todo o mundo por oferecer os melhores padrões de instalações nas escolas e a mais alta qualidade de ensino. Não importa se você é um executivo buscando aprimorar seu inglês, ou um professor de idioma buscando reciclar seus estudos ou um estudante universitário aprimorando seu conhecimento lingüístico, a Irlanda oferece cursos e programas para atender a todas as necessidades.

Muitas das instituições de ensino superior também oferecem cursos de Inglês para preparar os candidatos que desejam ingressar posteriormente, mas cuja competência lingüística ainda não atingiu o nível exigido.

Lembrando que para poder receber a carta para o programa de estudo e trabalho, sua escola de idioma deve constar na lista da ACELS.

A Irlanda oferece uma variedade de cursos de inglês, adequados às diferentes necessidades de estudo. São alguns deles:


Inglês geral

Enfoque nas habilidades lingüísticas do inglês como comunicação, gramática, leitura, escrita e audição. Tem o objetivo de aprimorar a proficiência do idioma para diferentes fins. Os cursos de inglês geral, também conhecidos como English as a Second Language (ESL), possuem diferentes níveis de curso, indo do elementar ao avançado. Geralmente no primeiro dia de aula o aluno fará um teste de inglês e então será nivelado de acordo com o inglês que possui. A partir de então, o aluno vai subindo de nível conforme sua evolução no curso. Esses cursos podem ser feitos em curta ou longa duração.  


Inglês para fins acadêmicos

Esses cursos são direcionados a aqueles que desejam se preparar para ingressar em cursos profissionalizantes ou universitários e que ainda não possuam nível de inglês suficiente para se matricularem direto nessas instituições. Os cursos têm enfoque no ensino do inglês falado e escrito, e outras habilidades específicas, necessárias para um contexto específico.


Preparação para exame do IELTS

Se o estudante precisa usar o Inglês como língua principal de comunicação para o trabalho ou estudo, esses cursos irão ajudá-lo a chegar lá, pois tem como objetivo avaliar a sua proficiência e prepará-lo para os exames IELTS, para que obtenham um bom desempenho neles.

Cada curso possui sua metodologia e duração específica e são oferecidos pela maioria das escolas na Irlanda.


Preparação para exames do Cambridge

Este curso desenvolve a língua inglesa a fim de preparar o aluno para prestar os exames de Cambridge, que são aceitos por universidades e empregadores pelo mundo todo.


Entre em contato conosco e converse com uma de nossas consultoras especializadas. Elas poderão auxiliá-lo com suas dúvidas, bem como com maiores informações a respeito dos programas, ajudando a encontrar a melhor opção para você.

botao_irlanda

Fonte: Governo da Irlanda