Trabalhar

TRABALHAR NA IRLANDA

Como muitos sabem, a Irlanda é um destino muito procurado para fazer intercambio pelas ótimas oportunidades de trabalho que o país oferece aos estudantes internacionais, até mesmo para os que vão estudar apenas inglês. Pesando nisso, a Irlanda Destino nasceu para ajudar você a chegar também nesse destino! Por todo o país há inúmeras oportunidades esperando por você!

Capturar4

Além dessa grande vantagem, comparado a outros países destinados ao intercambio, a Irlanda é um lugar lindo por natureza! É um país repleto de história e lugares incríveis e inusitados para conhecer. Com certeza encanta a todos que passam por lá e não deixa a desejar. A visita por lá é muito válida!  

Trabalhar enquanto você estuda na Irlanda pode ajudar a complementar seus estudos e sua experiência de vida, pois além de ajudar com as despesas rotineiras, o trabalho oferece a oportunidade de colocar em prática tudo o que você aprender em sala de aula em um ambiente profissional.

Ganhar experiência de um local de trabalho na Irlanda também ajuda a desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe, habilidades interpessoais e habilidades de Inglês no local de trabalho.

É possível sair do grande centro de Dublin, conhecido por todos, e viajar para cidades menores que também oferecem boas oportunidades de trabalho para os estudantes. Mesmo nos chamados “subempregos” que é conhecido pela maioria como trabalhos informais, “bicos” ou como preferir nomeá-los, essas são ótimas oportunidades para quem está desembarcando no país com a devida permissão para trabalhar. Os “subempregos” são ótimas oportunidades para o candidato começar a levantar uma ajuda financeira, se inserir no mercado, começar seu networking e vivenciar outras culturas. Na Irlanda, hoje, o salário mínimo está em torno de €9,15/ hora, o que já ajuda bastante mesmo ganhando o mínimo, trabalhando dentro das horas permitidas. Há ainda aqueles “subempregos” onde é possível ganhar uma “graninha extra” com as gorjetas quando se trabalha em restaurantes, bares, pubs, etc. Isso pode ajudar a aumentar sua renda mensal.

Mas para que tudo isso aconteça e as oportunidades apareçam, não podemos esquecer o essencial, o bom inglês que fará toda a diferença!  

Bem, mas vamos explicar sobre o trabalho….


PERMISSÃO PARA TRABALHAR:

Capturar5

Como um estudante internacional, não europeu, você terá que portar um visto de estudante (STAMP 2) para ter a permissão legal para trabalhar na Irlanda. Esse visto é exigido para todos que quiserem permanecer no país, a partir de seis meses, estudando e podendo trabalhar.

Desde Janeiro/ 2016 o governo irlandês fez algumas alterações no visto de estudante, para cursos de idioma, e agora as regras para poder trabalhar são:

  • Trabalhar por meio período (20 horas semanais) durante as aulas, total de 6 meses e período integral (40 horas semanais) durante as férias programadas, total de 2 meses, sendo o período de férias de Maio a Agosto; e de 15/ Dezembro a 15/ Janeiro, totalizando 8 meses de visto.  

Condições para poder trabalhar:

  • O curso escolhido deve estar na lista de escolas da ILEP (Interim List of Eligible Programmes), que é a lista das escolas elegíveis a oferecer a carta para o visto de estudante. Essa lista pode sofrer alterações sem aviso prévio.
  • Estar matriculado em um curso full-time (período integral), com o mínimo de 15 horas de aula por semana, com duração de 25 semanas de aula
  • O aluno deverá ter uma frequência mínima de 85% nas aulas, que é considerado satisfatório para o governo irlandês. Se o índice de presença não for satisfatório, o aluno estará sujeito a graves consequências determinadas pelo governo, como negação da extensão do visto ou até mesmo ser deportado. Por isso, o trabalho não poderá interferir negativamente nos estudos.
  • Ao término do curso, o aluno deve prestar um dos exames de inglês determinados pelo governo (o estudante que não cumprir com este requisito não poderá solicitar a extensão do visto)
  • O estudante pode renovar seu visto de estudante até 2 vezes, totalizando o máximo de 2 anos de permanência no país como estudante de idioma.  

 

Entre em contato conosco e converse com uma de nossas consultoras especializadas. Elas poderão auxiliá-lo com suas dúvidas, bem como com maiores informações a respeito dos programas, ajudando a encontrar a melhor opção para você.

botao_irlanda

 

Fonte: Governo da Irlanda