Visto

Vistos

Se você pensa em viajar para o exterior, independente se a razão for estudar ou tirar férias, o primeiro passo é tirar seu passaporte. E para aqueles que já possuem o documento, é importante sempre ficar ligado na data de expiração, pois ao solicitar um visto para outro país, é aconselhável que o mesmo tenha validade mínima de 06 meses. Fique atento também aos prazos de sua viagem, pois o tempo de processamento pode variar em cada unidade de atendimento e de acordo com a época do ano.

O processo para obter o documento é bastante simples e fácil. Acesse o site da Polícia Federal e confira o passo a passo de como solicitar e emitir seu passaporte, bem como prazos e valores. Em caso de dúvidas, vale a pena também assistir o vídeo abaixo: Como tirar o passaporte.

 

 

Com o documento em mãos, é hora de tirar o visto!!!

VISTOS PARA A IRLANDA

O momento de aplicação do visto consiste em uma das principais etapas para a realização do tão sonhado intercâmbio. Sabendo disso a Irlanda Destino, buscando sempre proporcionar a seus clientes o melhor em termos de suporte e orientação, criou dentro da própria agência um setor especializado em vistos, que conta com o apoio de uma equipe treinada e atuante a mais de 11 anos na área de Vistos para diversos países.
A Irlanda é um país muito receptivo e que recebe milhares de visitantes todos os anos, pode estar certo de que lá você terá uma experiência de vida memorável. Mas para isso é importante deixar o seu país com o visto e documentação correta para sua viagem. E é por isso que estamos aqui, para te ajudar nessa etapa!
Para entrar na Irlanda como turista ou estudante, sendo um cidadão brasileiro portador de um passaporte brasileiro, você não precisará de visto de entrada. Mas terá que seguir os requisitos determinados pelo país para poder ingressar e passar pela imigração irlandesa. Veja abaixo quais são eles:

 

TIPOS DE VISTOS PARA A IRLANDA

 

VISTO DE TURISMO

Se você deseja visitar a Irlanda a turismo ou para fazer um curso de inglês por um período de até 90 dias (3 meses) e é um cidadão brasileiro, portador de passaporte brasileiro, você não precisará aplicar para um visto de turismo para entrar na Irlanda, de acordo com a lei de imigração em vigor no país.
Na chegada à Irlanda, você deverá apresentar-se ao serviço de imigração que é o único órgão autorizado a permitir ou negar a entrada de estrangeiros no país.
Porém, há determinadas regras e exigências que devem ser seguidas e respeitadas: Não é permitido assim permanecer no país por mais de 3 meses e nem exercer nenhuma atividade remunerada no país durante esse período.

Para a sua segurança, ao passar pela imigração na Irlanda, será necessário apresentar no mínimo a seguinte documentação original exigida pelo governo:

  • Comprovante de hospedagem para o período que pretende ficar na Irlanda (comprovante de reserva em hotel ou carta-convite)
  • Seguro de saúde internacional
  • Comprovante de fundos financeiros suficientes para se manter durante o período pretendido no país (Se desejar pode ser apresentado extrato bancário original e atualizado)
  • Comprovante de vínculo com o país de origem (comprovar motivos para retornar ao país de origem)
  • Passagem de entrada e saída da Irlanda
  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses após a data que se pretende sair da Irlanda
  • Todo e qualquer documento comprovando os dados da viagem com meios para contato, caso a imigração precise entrar em contato com você

Para estudos de idioma por até 3 meses, acrescentar:

  • Carta de aceitação da escola
  • Comprovante de pagamento total do curso

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Essa facilidade da isenção de visto de turismo não concede ao visitante a permissão de trabalho legal no país, o proibindo a exercer qualquer trabalho remunerado na Irlanda. Caso algum visitante descumpra com essas exigências, estará sujeito a ser deportado do país.

Como sugestão é válido levar traduções em inglês dos documentos originais a fim de ajudar as autoridades irlandesas no momento da entrada.

 

STAMP 2 – VISTO DE ESTUDANTE

Se você quiser ir para a Irlanda a fim de realizar um curso com duração superior a três meses, deverá aplicar para o visto de estudante da Irlanda.
O governo irlandês colocou em prática recentemente, desde 20 de Janeiro de 2016, algumas mudanças para o visto de estudante no país. A partir dessa data, qualquer cidadão não europeu que desembarcar na Irlanda para estudar inglês ou um curso universitários por um período mínimo de 6 meses, aplicará para o visto STAMP 2 – o famoso visto de estudante, agora com permanência total por 8 meses, sendo 6 meses de aulas + 2 de férias (para cursos de idiomas). Podendo ser renovado até 2 vezes.
O Stamp 2 é concedido sob a condição de o cidadão entrar no país com o objetivo de frequentar aulas regulares, podendo trabalhar até 20 horas/ semana durante o período de aulas e até 40 horas/ semana nos meses de férias (que são especificamente os meses de Maio a Agosto; e entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro). O prazo de expiração do visto, também deve ser respeitado e o imigrante com esse tipo de permissão não poderá recorrer a nenhum tipo de serviços oferecido pelo governo, tais como saúde, seguro desemprego, etc. Para se enquadrar nesta categoria de visto é necessário se matricular em um curso com duração mínima de 25 semanas.
Ao passar pela imigração, o oficial te dará um visto temporário de um mês. Nesse período você deverá ir ao escritório central da imigração irlandesa, chamado GNIB (Gard National Immigration Bureau), para solicitar então o visto de estudante (Stamp 2).
Será preciso portar alguns documentos obrigatórios para apresentar à imigração, tais como:

  • Carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana
  • Comprovação de quitação total do curso
  • Ter seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda
  • €3000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês (valor necessário estimado pela imigração para o período de 6 meses)
  • Comprovante de endereço no país
  • O valor de €300 euros para pagamento do registro GNIB (que pode ser pago com cartão de crédito/débito ou dinheiro em espécie)
  • Uma vez feito isso e conquistado seu registro no GNIB é só começar seus estudos e aproveitar seu intercambio!

 

Escritório de Registro GNIB – Dublin:
13/14 Burgh Quay, Dublin 2.
Tel: +353 1 666 9100/1
Monday to Thursday: 8.00.am. to 9.00.pm
Friday: 8.00.am to 6.00.pm.
E-mail: gnib_dv@garda.ie

Locais de registro GNIB fora de Dublin:
Acesse o site: http://www.garda.ie/Stations/Default.aspx

Fonte: Imigração da Irlanda
Governo da Irlanda